Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

Polímero de alto desempenho usado na fabricação de instrumentos cirúrgicos poderá ser reciclado e voltar à cadeia de valor em aplicações técnicas.

A belga Solvay, que tem subsidiária brasileira em Santo André (SP), anunciou ter-se associado à startup francesa Ostium em um projeto conjunto destinado a tornar viável a reciclagem mecânica de instrumentos cirúrgicos de uso único moldados em poliarilamida reforçada com fibra de vidro (PARA) Ixef®. O material integra o portfólio de polímeros especiais da Solvay e é usado pela Ostium na fabricação de kits de instrumentação que são descartados após o uso pelos cirurgiões.

A iniciativa é pioneira na reciclagem de dispositivos médicos de uso único no setor de saúde moldados em polímeros de alto desempenho. “Nossos clientes no setor de saúde devem atender a demandas regulatórias rigorosas, ao mesmo tempo em que se esforçam para reduzir a pegada de carbono de seus produtos e apoiar a redução de resíduos no final da vida útil de hospitais e clínicas”, declarou Claire Guerrero, gerente de Sustentabilidade da Solvay para o mercado global. “Identificamos uma lacuna entre esses desafios, o que nos levou a criar essa colaboração única para desenvolver um processo de reciclagem inovador para instrumentos cirúrgicos usados que são comumente descartados por incineração.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre reciclagem de instrumentos cirúrgicos. Para continuar lendo, acesse o site do Plástico Industrial.