Embalagens plásticas: importância, vantagens e alternativas

Créditos da imagem: Plástico.com.br

 

Sem dúvidas, o debate sobre sustentabilidade está cada vez mais enraizado na sociedade. Nesse sentido, empresas buscam alternativas que venham a agredir menos o meio ambiente e, com isso, conquistar novos públicos consumidores. Dado o contexto, pode-se considerar que as embalagens biodegradáveis estão na vanguarda dessas alternativas mais sustentáveis. No entanto, o uso de embalagens plásticas ainda é relevante, em virtude das vantagens que você pode conferir a seguir no texto. Além disso, vamos falar em detalhes sobre as embalagens biodegradáveis, destacando os seus tipos.

Quais as principais vantagens de usar embalagens plásticas?

Uma infinidade de coisas ao nosso redor é feita de plástico. Em virtude das suas características e vantagens, o material se tornou extremamente popular na fabricação de inúmeros objetos que usamos diariamente. Por causa de moléculas chamadas monômeros, o plástico pode adquirir várias características diferentes, como maciez e durabilidade.

Logo de início, podemos dizer que uma das principais vantagens de usar plástico é que ele simplifica bastante as nossas vidas. Acompanhe as subseções a seguir e veja outros benefícios que separamos para você!

Durabilidade das embalagens plásticas

Esta é uma característica bastante conhecida do plástico. Vale ressaltar que essa durabilidade depende, por exemplo, se estamos falando de tubos em PVC e os plásticos empregados na construção. O primeiro costuma durar entre 50 e 100 anos e como a maioria dos plásticos pode ser reciclado; já o segundo tem uma durabilidade menor, em média 35 anos.

Leia também: Economia circular – Bioplásticos ganham força e atraem as petroquímicas

Baixo custo e possibilidade de reciclar

Imagine os objetos e utensílios que usamos no cotidiano fossem feitos de metal ou vidro, por exemplo. Será que sairia barato para a maioria da população? Muito provavelmente não, por isso mesmo o plástico tornou-se tão popular, em virtude dos seus custos serem muito mais baixos em comparação aos materiais citados.

Essa redução de custos proporcionada pelo uso do plástico impacta a economia como um todo. Isso porque, pelo fato de contribuir na conservação de alimentos e ser mais leve, toda a cadeia produtiva opera com maior eficiência.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre embalagens plásticas: importância, vantagens e alternativas. Para continuar lendo, acesse o site do Plástico.com.br.